quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O que (como) pensam as imagens? De Gregory Bateson a Aby Warburg


Por Etienne Samain


O verbal escrito instaurou-se como ordem epistemológica e fizemos tanto da fala quanto da escrita, as crenças e as alavancas de nossas faculdades de apreensão, de compreensão e de intelecção. Chegou o momento de repensar seriamente a epistemologia da comunicação humana ameaçada na questionável matriz logocêntrica de nosso ocidente. É tempo de fazer confiança às imagens e de nos deixarem alfabetizar por elas.

Toda imagem sabemos, nos faz pensar; toda imagem, também, é portadora de pensamento(s). Será que podemos ir mais adiante e afirmar que toda imagem, ao associar-se a outras imagens, produz pensamento? Com outras palavras: seriam elas “formas que pensam” ao dialogarem entre elas? O que (como) pensam as imagens? Eis um projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq, que pretendemos desenvolver ao lado e com dois pensadores: o biólogo, antropólogo, comunicólogo e epistemólogo inglês Gregory Bateson (1904-1980) e o pai da iconologia, o judeu alemão Aby Warburg (1866-1929). Acesse aqui texto completo deste projeto.
Etienne Samain Programa de Pós-Graduação em Multimeios - Instituto de Artes – Departamento de Cinema - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
.

Nenhum comentário: